quarta-feira, 3 de junho de 2009

Distúrbios do crescimento e desenvolvimento celular

O crescimento e diferenciação celular são processos essenciais para os seres vivos. Eles são indispensáveis para o desenvolvimento normal do organismo e necessários na reposição das células que morrem por envelhecimento ou por agressão, dando especificidade morfológica e funcional das células.

São processos dependentes da habilidade das células de se dividirem e formarem novas células e também de reconhecerem sua função. Nesse ponto de vista as células podem ser classificadas de acordo com sua capacidade de replicação em: lábéis, estáveis e permanentes. Existem fatores que controlam o ciclo celular e a regulação do crescimento celular. Esses mecanismos controladores são produzidos no local e tem intima relação com a célula e o meio extracelular.

A células tronco são células consideradas indiferenciadas capazes de se proliferar e produzir descendentes que podem se diferenciar em células de diferentes tecidos, podendo regenerar ou renovar esse tecidos.

As alterações de crescimento celular e diferenciação celular alteram o sistema regulatório das células resulando em distúrbios do crescimento, da diferenciação ou de ambos. Podem ser agrupados em:

Alterações de volume celular

Alterações de divisão celular

Alterações da diferenciação celular

Alterações do crescimento e da diferenciação celular

Existem ainda outras condições de conceituação imprecisas.

Para entender melhor o assunto verificar nos capítulos da literatura referenciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário